quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Os Símbolos da Enfermagem no Mundo

Pesquisando sobre esse tema, pude perceber que a lâmpada é de fato a simbologia global da enfermagem, assim como o chapéu vintage característico e a cruz vermelha. Mas sobretudo, a lâmpada não parece ter sido adotada como símbolo no momento de se representar o logo em si da profissão quando pesquisado no google. Em vários sites, de escolas inglesas, norte-americanas e até portuguesas, o símbolo visto era o de duas cobras entrelaçando o cetro alado (o Caduceu de Hérmes), algumas acrescentavam as siglas R.N. (Registered Nurse), outras o chapéu, outras somente a inicial N (Nurse). Esta simbologia também serve para representar a medicina. (É claro que não posso afirmar qual é a representação oficial de cada país porque não consegui encontrar essa informação, infelizmente.)



Indo mais a fundo, acabei descobrindo que o símbolo oficial do Corpo de Enfermeiros do exército dos Estados Unidos é de fato as duas cobras, o cetro e a inicial N. Já o emblema das forças aéreas traz a cobra sobre a lâmpada. 




Também encontrei o símbolo oficial para a enfermagem da University of South Alabama, E.U.A., que utiliza a lâmpada e a cruz.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...